quarta-feira, 27 de abril de 2011

Capricórnio - Personalidade


Ambicioso, persistente e auto-controlado, o capricorniano tem tendência a isolar-se do resto do mundo, criando no seu interior um cenário de regras rígidas e de valores que ele julga imprescindíveis.
 
O capricorniano é decididamente o oposto daquilo que se entende por uma pessoa instintiva e impulsiva. Nele, impulsividade e instinto são aspectos que estão sob controle, enquanto se acentuam traços como a calma, a seriedade e a objectividade. Consequentemente, o nativo de Capricórnio é “introvertido”, ou seja, é um tipo de pessoa que opõe certa resistência quando entra em confronto com o mundo, mantendo à distância pessoas e situações que exijam muito envolvimento.
No plano consciente, não dá muito valor às aparências e jamais se deixa dominar pelas emoções. Por isso, a emotividade pode faltar na sua personalidade ou, caso apareça de alguma maneira, ela sempre será contida ou mesmo reprimida.
O capricorniano tende a ser tímido, tem medo de se envolver afetivamente e não gosta de situações que escapem ao seu domínio. Para ele, a regra básica é o auto-controle. Por isso, consegue se tornar imune aos estímulos emocionais provenientes do mundo exterior, mantendo-se afastado 'e controlando todas as situações que a ele se apresentam. Porém, como o inconsciente tende naturalmente para a compensação, a emotividade fica represada sem chegar ao nível da consciência, criando as tensões características do capricorniano. E os seus fantasmas são, no essencial, aqueles determinados pelo medo do relacionamento com as pessoas, porque, na sua intimidade, ele é atormentado justamente por aquilo que parece desprezar com seu comportamento frio e distante.
Por meio deste mecanismo, as pessoas e os objectos assumem um significado mágico, fortemente emocional e desproporcionado, pois a percepção é tão interiorizada que assume uma grande força inconsciente. Este processo é chamado pelo psicólogo Carl C. Jung de "angústia do objecto", porque, segundo esta teoria psicanalítica, aos olhos do indivíduo (neste caso o capricorniano), as pessoas e os objectos têm qualidades poderosas e inquietantes, de tal forma que ele não consegue estabelecer uma relação directa com a pessoa ou o objecto do seu interesse. Em consequência, o indivíduo acaba por estabelecer no seu inconsciente uma ligação muito forte e de carácter infantil.
Desta maneira, para o capricorniano, a relação com o mundo é do tipo primitivo, porque é determinada pela simbologia das coisas. Os objectos estranhos e novos provocam medo e desconfiança, como se escondessem perigos insuspeitos; toda e qualquer mudança é tida como desagradável e até mesmo perigosa, pois é vista como sinal de um poder mágico do objecto. As variações e alternâncias do mundo podem, portanto, tornar a vida algo extremamente ameaçador aos olhos do capricorniano, que prefere manter-se fiel a princípios rígidos e indiscutíveis, tais como a tradição ou a experiência já adquirida. Em relação aos seus entes queridos, quanto mais frio o capricorniano se mostra em aparência, mais forte é o sentimento guardado dentro de si. Porém, por ser interiorizado e primitivo, este sentimento tende a fortalecer-se e a durar muito tempo.
A inclinação dos nativos de Capricórnio à depressão e melancolia deve-se a Saturno, seu planeta regente. Este, o planeta mais "sério" de todo o Zodíaco, provoca nos capricornianos um comportamento céptico em relação às aparências e aos sonhos da vida. O nativo deste signo, além de ser uma pessoa fria, é extremamente exigente e severo em relação a si mesmo e aos outros: ele não dá a menor importância às aparências e vai directo ao cerne e ao significado das coisas. Por isso, costuma ser muito selectivo, escolhe e classifica, para depois reordenar tudo de acordo com o seu sistema, feito apenas de coisas que ele considera importantes. Mas se o capricorniano não se preocupa com as aparências e não é superficial deve-se principalmente à sua necessidade de segurança. E, para ele, estar seguro significa estabelecer pontos de referência estáveis, como, por exemplo, um projecto de vida que ele seguramente, seguirá à risca.
Para compensar a sua falta de alegria, o capricorniano costuma ser ambicioso, ou melhor, costuma buscar a auto-afirmação. E as suas características básicas são a força de vontade, a persistência para atingir o autodomínio e para conseguir controlar as pessoas e as coisas.Ele tem grandes chances de alcançar uma posição social elevada e de manter seu prestígio, porque sempre se propõe a dominar os acontecimentos, sem se deixar levar pelas emoções que o poderiam desviar do objectivo fixado. Em compensação, tem uma visão realista de seus limites e das suas possibilidades, o que o ajuda a atingir a sua meta: a sua lucidez permite-lhe "prever" as manobras e as etapas de sua própria ascensão. Pessimista nato, o capricorniano está sempre pronto para o pior, o que o torna capaz de lutar mesmo nas circunstâncias mais adversas.
Os obstáculos, em vez de o desencorajar, parecem fortalecê-lo, e a sua persistência faz com que consiga suportar e superar as situações mais desfavoráveis. É, na verdade, um lutador, pois Marte está em exaltação em Capricórnio. Porém, neste signo, a força marciana perde a passionalidade e torna-se sólida e dura como pedra. A ambição, nos tipos inferiores, pode ser material, principalmente se estiver baseada no desejo de obter prestígio a qualquer preço e na construção de uma "máscara" social. No tipo superior, a ambição pode estar djrigida para conquistas de cunho espiritual, embora até isto possa torná-lo incrivelmente duro e rígido. Devido a essas características, a palavra-chave de Capricórnio é actividade. Por isso, o nativo deste signo deve lembrar-se de um provérbio oriental que diz: "Mate a ambição... mas trabalhe com aqueles que são ambiciosos". Na verdade, o que falta ao capricorniano é confiança, capacidade de deixar as coisas correrem.
Quanto mais se fecha mais duro fica, e torna-se selectivo demais em relação às pessoas, apenas prestando atenção àquelas que estão dentro de seu campo de acção. 0 nativo de Capricórnio tem forte tendência a isolar-se do resto da humanidade. Algumas vezes por escolha, outras por medo e desconfiança, o resultado é, frequentemente, acabar por escolher a solidão como a melhor saída para a sua vida. Por isso, as neuroses mais frequentes nos nativos deste signo são as crises maníaco-depressivas que, sob a influência de Saturno, símbolo do tempo, tornam-se cíclicas. Todos os signos de Terra estão ligados às sensações provenientes da matéria e do corpo físico. Daí uma possessividade e um apego que, se no taurino se traduz na busca de afecto e erotismo, no capricorniano transforma-se em ambição e desejo de poder.
O nativo de Capricórnio não é exactamente dotado de senso de humor, pois leva tudo muito a sério. Como um dos mitos simbólicos que o representam, o de Sísifo, condenado a carregar eternamente a mesma pedra até o topo da montanha, ele está marcado pelo sofrimento e pela auto-ironia. Porém, é justamente esta auto-ironia que pode aliviar o sofrimento do capricorniano, porque por meio dela ele pode superar-se a si mesmo. Simbolicamente, este tipo de personalidade, "palhaço", é "terra e ar", na medida em que transforma a melancolia e a tristeza profunda (Terra) por meio do humor (Ar), ultrapassando assim os limites de sua própria natureza.

Andebol....

27/04/2011
Dragões batem Benfica e aproximam-se do «tri»

O FC Porto Vitalis bateu esta quarta-feira o Benfica por 28-18 e ampliou para quatro pontos a sua vantagem na liderança do Andebol 1. Foi a quarta vitória consecutiva dos Dragões na fase final e pode dizer-se que o título fica mais perto, mas ainda está longe de estar garantido. Importa agora vencer o Sporting, já no domingo (17h15).

Os lisboetas já não vencem no pavilhão do FC Porto desde a época 1989/90, tendo desde aí sido disputados j23 jogos. Estes números deixam bem a imagem da dificuldade que os adversários encontram no Dragão Caixa, onde os azuis e brancos já não perdem desde Setembro de 2009. Os portistas não deixaram os créditos por mãos alheias e materializaram uma exibição sólida, superiorizando-se em quase todos os sectores.

Em termos de ataque, apenas nos livres de sete metros o FC Porto não foi mais eficaz do que o adversário. Houve 50 por cento de eficácia na primeira linha, 75 na segunda linha e 83 no contra-ataque. Para além disso sublinhe-se a exibição notável do guarda-redes Hugo Laurentino. A eficácia dos guarda-redes portistas, nas contas globais, foi de 55 por cento.

O FC Porto iniciou a partida de forma demolidora, chegando aos 7-1 aos oito minutos. Com uma defesa agressiva, o guarda-redes Hugo Laurentino inspirado e várias soluções no ataque (sublinhe-se, por exemplo, a troca de bola que dá origem ao 5-1, concretizado por Tiago Rocha), os Dragões «cavaram» um fosso no marcador. O Benfica conseguiu reorganizar-se e reduzir para 8-5, à entrada dos 20 minutos.

Nos últimos 10 minutos da primeira parte, os azuis e brancos recuperaram a clarividência no ataque, destacando-se Wilson Davyes, com três tentos. O FC Porto chegava ao intervalo com uma vantagem de seis golos (13-7) e transmitindo uma imagem de absoluta segurança. Este era um encontro decisivo que os Dragões não estavam dispostos a perder.

A primeira metade do segundo tempo reforçou essa ideia. Sempre sólido na defesa, o FC Porto nunca deixou o adversário tomar as rédeas da partida e manteve uma vantagem mínima de quatro golos. O lance do 18-12, em que Dario Andrade concretiza, em contra-ataque, quando a equipa se encontrava em inferioridade numérica, foi emblemático. A vantagem disparou a partir dos 19-13 (um remate picado de Inácio Carmo, que apareceu como rematador na segunda parte).

A partir daí, houve um festival de ataque dos Dragões, que atingiram mesmo os 11 tentos de vantagem (25-14). Gilberto Duarte surgiu em grande, com quatro golos, e houve margem para Obradovic dar oportunidade a Elias Nogueira, ao guarda-redes Alfredo Quintana e a Augusto Pedro. O marcador final espelhou bem a superioridade dos Dragões: dez golos de vantagem não dão margem para dúvidas.

Na conferência de imprensa, Ljubomir Obradovic destacou a exibição da equipa, mas reconhece que ainda faltam alguns passos para chegar ao «tri»: «Esperava um bom jogo e assim foi. O resultado espelha-o. Foi uma grande luta, com grande apoio dos adeptos e dirigentes e conseguida graças a muito trabalho. Foi um grande passo para o título, mas isto ainda não acabou. Festejamos durante 24 horas e chega. Depois, voltamos ao trabalho».

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Benfica, 28-18
Andebol 1, fase final, sexta jornada
27 de Abril de 2011
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1572 espectadores

Árbitros: Daniel Martins e Roberto Martins

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.), Nuno Grilo (1), Filipe Mota, Tiago Rocha (3), Dario Andrade (3), Ricardo Moreira (5) e Inácio Carmo (3)
Jogaram ainda: Gilberto Duarte (4), Pedro Spínola (4), Wilson Davyes (3), Elias Nogueira (2), Alfredo Quintana e Augusto Pedro
Treinador: Ljubomir Obradovic

BENFICA: Ricardo Candeias (g.r.), David Tavares (1), Cláudio Pedroso (2), Pedro Graça, Carlos Carneiro (8), Rui Silva (3) e Milan Vucicevic
Jogaram ainda: João Lopes, João Pais (1), Nuno Roque (2), José Costa, João Ferreirinho e António Areia (1)
Treinador: José António Silva

Ao intervalo: 13-7


In Site Oficial do FCPorto

Coração...

Não há nada mais importante do que investir no nosso coração. E no coração daqueles que amamos, ainda que nem sempre o mereçam. Quem não investe no coração, pode ganhar muito na vida, mas não ganha o amor nem a generosidade alheia. Investir no coração é investir na continuidade e na continuação da nossa vida; é como ter filhos e investir neles, ficamos um passo mais perto da eternidade.
É preciso acreditar como da primeira vez, é preciso confiar, é preciso pensar que a tal pessoa certa para nós existe mesmo e que todos podemos ter sorte na vida.

PS: Mas há limites para tudo

Para desanuviar...

Era noite, já estavam deitados, quando...

MULHER: Se eu morresse tu casavas outra vez?

MARIDO: Claro que não!

MULHER: Não?! Não por quê?! Não gostas de estar casado?

MARIDO: Claro que gosto!

MULHER: Então por que é que não casavas de novo?

MARIDO: Está bem, casava...

MULHER: (com um olhar magoado) Casavas?

MARIDO: Casava. Só porque foi bom contigo...

MULHER: E dormirias com ela na nossa cama?

MARIDO: Onde é que tu querias que nós dormíssemos?

MULHER: E substituirias as minhas fotografias por fotografias dela?

MARIDO: É natural que sim...

MULHER: E ela ia usar o meu carro?

MARIDO: Não. Ela não conduz...

MULHER: !!!! (silêncio)

MARIDO: (em pensamento) Fodi tudo!

MORAL DA HISTÓRIA:

JAMAIS prolongue um assunto com uma mulher... apenas abane a cabeça ou diga 'A-HAM' ou 'HUM-HUM'·

Aonde?

Aonde vai parar este país??????????????????????????????????????

Tem de haver alguém que se imponha, que seja mão firme, mão de ferro, e que se acabe com a escumalha que existe no poder, os que não têm competência para lá estar, que vão apanhar fruta como milhões de portugueses vão.

Vejam bem isto!!!

619 mil desempregados!!!!

É este o nosso país!!??? E assim vai Portugal, e ainda há quem vá de férias para hoteis cinco estrelas e frotas de automóveis renovadas anualmente ou no máximo de dois em dois anos, e só carros de luxo!!!!

Ainda é preciso dizer mais alguma coisa??

E Ferro Rodrigues é cabeça de lista pelo PS por Lisboa!!!!!!!!!???????????????

Brasileiro recorda o seu registo para afastar a concorrência

«Messi ou Ronaldo? Ninguém fez como Pelé», diz o próprio

Brasileiro recorda o seu registo para afastar a concorrência



Pelé relativiza a questão: qual é o melhor, Messi ou Cristiano Ronaldo? Para o brasileiro, os jogadores da actualidade têm uma carreira mais curta, ao mais alto nível, desvalorizando por isso as comparações.

«Ninguém fez como o Pelé. Ser campeão mundial aos 17 anos, vencer três Campeonatos do Mundo, marcar mais de 1.208 golos, apenas ele», disse Pelé, falando sempre na terceira pessoa durante um evento que assinala o regresso do New York Cosmos à competição.

«Até agora ninguém fez isso. Para mim, Pelé é o melhor. Podem mencionar outros jogadores que jogaram por dez anos, por exemplo Beckenbauer, Platini, Cantona, Bobby Charlton, George Best e depois vieram Maradona e Zico. Esses jogadores costumavam jogar por um longo período. Agora os jogadores jogam um ano, dois anos, e desaparecem», concluiu o brasileiro.

In MaisFutebol

Sempre a somar... até nos juniores!

Juniores A também são campeões

PS: A duas jornadas do fim, titulo que nos fugia desde 2007! 


FCP4EVER!!

Só se deseja o que se vê!?

Afinal, sempre é verdade que só desejamos o que vimos, não podemos desejar o que não vimos, não é verdade? Eu penso assim, se não vimos como podemos imaginar algo que nos complete a todos níveis? Eu sei que a imaginação é ilimitada e não paga impostos como os sonhos e sonhar, mas poderá o ser humano imaginar o que deseja?? Fica no ar a questão. A refletir...

James

O James Rodriguez está a oferecer uma camisola e uma segunda oferta surpresa a quem divulgar mais o seu perfil no twitter, eu faço o meu papel, ainda não tenho nenhuma camisola deste plantel, a ultima que tenho é do Lucho oferecida por ele e autografada com o meu nome, tetracampeão nacional!

Encantamento

Os amores mais bonitos são definitivamente os impossíveis! Aquele que
você sabe que um dia vai ser lembrança e nada mais...aquele que jamais
terá condições de sair do campo dos sonhos. São eles os amores
impossíveis que sabemos lá no fundo que nada apagará, que dele o tempo
não será remédio...o amor que entendemos que tudo que fizemos foi em
vão mas faríamos tudo de novo por conta de um mísero sorriso...o amor
que nos torna melhores...que nos faz esquecer o nosso maldito egoísmo
e pensar no outro como uma parte de nós. Amor que sabemos que não será
pra sempre, que durará o suficiente para dele só restar uma saudade de
sangrar.
O amor mais doce de nossas vidas é aquele que nos traz paz em meio ao
fim...é aquele que nos permite viver e acreditar num mundo feito de
pessoas cheias de mentira, cheias de si...Amor que se respira, que se
faz presente na guerra...na festa...amor puro que nos desperta o mais
profundo desejo carnal e ainda assim coberto de doçura...o amor que
nos condena a nos conformar em ser mortais, em carregar esse fardo e
ainda assim jurar amor...jurar proteção...
O amor impossível...o amor das lágrimas entre os lençóis...o amor da
dor da despedida, da alegria do encontro...o amor do 'nunca mais', do
'pra sempre'...o amor que não nos deixa se prender no passado mesmo
quando temos a certeza que esse passado foi e será o mais belo de toda
uma vida...
Esse é o amor mais lindo... o amor inexplicavelmente impossível e por
isso inevitavelmente inesquecível.

Kamylla Cavalcanti

Risco de Suicídio em Bipolares

Avaliando o risco de suicídio em pacientes com transtorno bipolar: entrevista com o especialista Dr. Jan A. Fawcett
Entrevistadora: Jessica E. Gould, BA Entrevistado: Dr. Jan A. Fawcett

Nota do editor: O suicídio é um resultado devastador da depressão e pacientes com transtorno bipolar passam mais tempo deprimidos do que os maníacos. Médicos que tratam pessoas com esta doença mental devem utilizar todas as ferramentas a sua disposição para prevenir o suicídio, já que trabalham com o paciente e com a família para estabilizar o humor e melhorar a função. Dr. Jan A. Fawcett, professor de psiquiatria da University of New Mexico School of Medicine em Albuquerque, dedicou sua carreira ao estudo de transtornos do humor e suicídio. Nesta entrevista com Jessica Gould do Medscape, Dr. Fawcett fornece aos médicos os recentes conhecimentos sobre avaliação e tratamento do risco de suicídio em pacientes com transtorno bipolar.

Medscape: O que você acha que os médicos deveriam considerar quando avaliam o risco de suicídio em pacientes com transtorno bipolar?

Dr. Jan A. Fawcett: Os médicos devem saber que, em média, nos Estados Unidos, um suicídio ocorre a cada 30 tentativas. Em pacientes bipolares, a média é de um suicídio para cada três tentativas, [1] o que confirma o maior risco de suicídio em pacientes com transtorno bipolar: suas tentativas são dez vezes mais letais.
Já que o comportamento suicida é muito mais provável de resultar em morte em pacientes bipolares quando comparados com o público em geral, deve-se ser tão cuidadoso quanto possível com esses pacientes. A primeira coisa que os médicos precisam saber é o atual estado do paciente e se o mesmo apresenta alguma ideação suicida.
Se o paciente vem tendo ideação suicida, o médico deve inquirir sobre planos suicidas específicos fazendo perguntas como, “Você já tentou se suicidar? Você tem pensado sobre isso? Você tem planejado isso?” Muitas pessoas têm uma ideação suicida vaga, mas não como muitos que têm planos específicos. Algumas pessoas ensaiam planos em sua mente e essa é uma situação muito séria.
Você também precisa saber se o paciente está gravemente agitado. Os pacientes bipolares muitas vezes apresentam estados de humor mistos, nos quais estão deprimidos e maníacos ao mesmo tempo. Em outras palavras, não estão eufóricos como muitos dos pacientes maníacos, eles estão irritáveis e têm energia aumentada. Esta é uma situação particularmente de risco para um paciente bipolar.

Medscape: Por que o estado bipolar misto impõe tamanho risco?

Dr. Fawcett: O estado bipolar misto, especificamente em relação à rapidez das mudanças de estado de humor, é difícil de monitorar. Você não pode tratar a depressão dos pacientes com antidepressivos porque pode induzir mudança cíclica de humor. Ainda que o paciente possa mostrar uma melhora inicial, o curso do paciente pode se deteriorar em estados mistos ou transtorno bipolar de ciclagem rápida. E a energia aumentada e a impulsividade de um estado misto combinado com a dor e a desesperança da depressão criam uma situação na qual a probabilidade de comportamento suicida aumenta. Estes são estados instáveis que devem ser prevenidos.
A outra questão, que está de acordo com algumas questões de minha própria pesquisa, é se o paciente está sofrendo de ansiedade grave, tal como representado por pensamentos ansiosos que o paciente não consegue controlar. Isto pode ser um sério fator de risco para suicídio. Em um estudo recente com 32.000 prontuários de pacientes bipolares,[2] o maior fator de risco para suicídio foi ser do sexo masculino e ter transtorno de ansiedade comórbido, comparado a ser jovem e ter um transtorno relacionado ao uso de droga, que são preditivos de tentativas de suicídio, mas não necessariamente suicídio.

Medscape: Quais são os desafios inerentes para medicar pacientes com transtorno bipolar que podem correr risco de suicídio?

Dr. Fawcett: Os pacientes deprimidos com transtorno bipolar normalmente não lembram muito bem de suas manias. Por isso, algumas vezes é difícil colher a história de uma mania anterior, porque os pacientes esquecem ou acreditam que estavam normais durante o episódio de mania. Se você tratar tais pacientes com um antidepressivo, pode piorar suas condições, colocando-os sob maior risco, caso desenvolvam humor cíclico ou estado misto. Isto é uma coisa que faz com que o tratamento de depressão em um paciente bipolar seja mais complicado quando comparado ao paciente unipolar. A outra situação desafiadora é o paciente com agitação presente ou ciclagem rápida de humor que tem que estar mais estável antes que você possa tratar sua depressão.

Medscape: Em um artigo de 2005 que você escreveu para Medscape,[3] você disse que “certas formas de psicoterapia, particularmente terapia comportamental dialética, e talvez terapia cognitivo-comportamental e terapia interpessoal podem reduzir o risco de suicídio a longo prazo.” Por favor explique isso.

Dr. Fawcett: Quando estiver avaliando pacientes com transtorno bipolar em relação ao risco de suicídio, o médico deve ter duas questões em mente. A primeira é o risco de curto prazo, que requer o tratamento da ansiedade do paciente ou da gravidade de seus ciclos de humor. Isto deve ser tratado, como discutido nesta entrevista, com medicações que possam reduzir rapidamente a ansiedade e agitação. Este não é o caso em que o paciente precisa de psicoterapia. Em controle de risco de longo prazo, no entanto, estas terapias podem ser eficazes. A terapia comportamental dialética pode ajudar pessoas com comportamento impulsivo e impulsos destrutivos, e é particularmente útil para pessoas com transtornos de personalidade, que tendem a materializar seus conflitos ao invés de pensar ou falar sobre eles. A terapia cognitivo-comportamental auxilia no estado de desesperança, que está relacionado com suicídio e o sentimento de que nada vai melhorar. A taxa de redução de suicídio é maior em pacientes bipolares que se mantêm em tratamento medicamentoso por seis meses ou mais.

Medscape: Qual é sua maior esperança em relação ao tratamento de pacientes bipolares que estão em risco de suicídio?

Dr. Fawcett: Bem, eu acredito que o reconhecimento crescente da importância da ansiedade como um sintoma passível de tratamento, visando a reduzir os riscos de suicídio, é muito importante. Isto emergiu apenas nos últimos 5-7 anos, com estudos mostrando um risco maior de comportamento suicida em pacientes com transtornos de ansiedade comórbidos. Ao mesmo tempo, Greg Simon mostrou que o suicídio, não apenas tentativas de suicídio, estava relacionado com ansiedade.[2] Sintomas de ansiedade grave podem requerer tratamento adicional com clonazepam ou medicações antipsicóticas de segunda geração, que têm sido eficazes na redução de ansiedade grave e agitação quando administradas em conjunto com outras medicações para estabilização do humor.

Medscape: Qual é o maior desafio que os médicos enfrentam para reduzir o suicídio e o risco de suicídio entre pacientes com transtorno bipolar?

Dr. Fawcett: Bom, o desafio é obter informações para poder avaliar o risco imediato de um paciente em relação ao suicídio, que é uma avaliação difícil de fazer. Todo estudo que tentou determinar preditores de suicídio chegou à conclusão de que não há preditores – ao menos não estatisticamente significantes – que possam dizer ao médico que um paciente vai cometer suicídio. Precisamos de muito mais informações em relação ao que faria o suicídio ser altamente previsto para um futuro imediato. Eu acredito que isto ajudaria muito aos médicos.
Você não pode superdiagnosticar o transtorno bipolar, mas você também não pode ignorá-lo. O médico deve saber se um paciente tem história de comportamento ou plano suicidas. Se o paciente apresenta ansiedade significante, o médico deve saber disso também, e focar o fato no tratamento, já que os antidepressivos e estabilizadores do humor, sozinhos, não auxiliam nisso.
Até o momento, é uma batalha muito penosa diagnosticar e intervir para prevenir suicídio em uma sociedade livre, na qual os pacientes têm escolhas e, devido à depressão, desesperança e desânimo, podem desistir das possibilidades de recuperação. Esta é provavelmente a tarefa mais difícil dos médicos. Estamos perdendo pessoas, precisamos encontrar meios de tratá-las. É um desafio constante.
Esta entrevista foi publicada em colaboração com NARSAD, The Mental Health Research Association.
Referências bibliográficas

Baldessarini RJ, Pompili M, Tondo L. Suicide in bipolar disorder: risks and management. CNS Spectr. 2006;11:465-471. Abstract
Simon GE, Hunkeler E, Fireman B, Lee JY, Savarino J. Risk of suicide attempt and suicide death in patients treated for bipolar disorder. Bipolar Disord. 2007; 9:526-530. Abstract
Fawcett JA. Suicide and bipolar disorder. Medscape Psychiatry & Mental Health. 2005; 10. Available at: http://www.medscape.com/viewarticle/510318_6 Accessed December 9, 2007.

Informação sobre as autoras: Entrevistadora: Jessica E. Gould, BA, escreve sobre medicina como freelancer, Washington, DC. Entrevistado: Dr. Jan A. Fawcett, professor de psiquiatria, University of New Mexico School of Medicine, departamento de psiquiatria, University of New Mexico, Albuquerque, New Mexico; professor de psiquiatria, University Medical Center, Albuquerque, New Mexico. Declaração de conflito de interesses: Os autores declaram não possuir conflito de interesses.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bipolaridade

Como lidar com uma crise de elevação do humor

Há importantes factores a ter em conta:

O reconhecimento precoce dos sinais de crise;
Saber o que fazer quando a pessoa começa a sentir-se em crise.

Um “alto” ou um episódio de elevação do humor (mania/hipomania) afecta cada pessoa em velocidades variadas. Se exceptuarmos os casos de início muito rápido, é possível para as pessoas com Doença Bipolar (maníaco-depressiva) aprender a reconhecer os sinais de crise para agir de forma a reduzir a gravidade e impacto da crise. Se passar pela hipomania antes de entrar na verdadeira mania, tem uma grande vantagem pois este período de leve elevação do humor possibilita-lhe a adopção de estratégias de prevenção adequadas.

Reduzir os efeitos de um ponto alto

De uma forma geral aplicam-se os mesmos conselhos a situações de hipomania e de mania.

Estratégia de antecipação

Mantenha-se em contacto com o seu médico. Se aprendeu a reconhecer os sinais de crise pode discutir com ele os benefícios de uma automedicação de prevenção de crise e guardar uma reserva de medicamentos para este propósito (seguindo a indicação médica!).
Considere a hipótese de estabelecer um contrato com os seus amigos e familiares mais próximos acerca do que poderão fazer se acharem que está a entrar em crise.
Combine, para essa fase, entregar a algum deles o seu cartão de crédito e o livro de cheques.
Se tem a tendência de fazer grandes despesas em telefonemas, este problema deve ser discutido quando se encontra estável.

Se começar a entrar em euforia:

Consulte o seu médico o mais depressa possível para um ajustamento na medicação. Veja se deve parar algum medicamento antidepressivo que pode estar a precipitar ou a agravar a crise. Se já está a tomar um neuroléptico (antipsicótico), pode haver a necessidade de aumentar a respectiva dose. Se não estiver a tomar, poderá carecer dessa medicação, acrescentada à sua medicação de estabilização habitual com o Lítio, o Divalproato, a Carbamazepina, a Lamotrigina e a Olanzapina.
Evite situações que o possam excitar e criar-lhe problemas ou complicações, como saídas, festas, reuniões, contactos com muitas pessoas, trabalho. Canalize a sua energia para actividades mais tranquilas, que não estimulem e excitem, como escrever, pintar ou praticar exercício físico (com moderação).
Apesar de não ter vontade de descansar, necessita de o fazer. Pequenos períodos de repouso são muito positivos.

Escute os que lhe estão próximos – pergunte-lhes como o acham;
Não se esqueça de comer;
Obtenha ajuda quando necessita, para ir às compras, por exemplo;
Planeie o seu dia com o mínimo de actividades, e não ceda à tentação de acrescentar demasiadas tarefas;
Evite o café, o chá ou a coca-cola, pois são estimulantes;
Evite o álcool;
Não conduza.

Se a sua hiperactividade mental lhe produz dificuldades de concentração, faça uma lista das questões essenciais a não esquecer.
Certifique-se que as pessoas da sua lista de apoio sabem que está “acelerado” e que pode precisar de ajuda. Recorde-se de que falar durante longos períodos vai desgastá-lo a si, aos seus amigos, familiares e contactos profissionais. Uma nota escrita permite-lhe concentrar-se no essencial a dizer à pessoas. Decidir limitar previamente o tempo de uma conversa pode ser também útil.
Se está cheio de ideias brilhantes, passe-as a escrito. Verifique a lista depois de estar estabilizado e decida quais as que fazem ainda sentido.

Sinais para ficar em alerta, quando se está em subida

Aumento de actividade física como, por exemplo, as suas tarefas estarem todas feitas às 7h da manhã.
Mente hiperactiva, com aumento de intensidade de pensamentos ou emoções e uma maior rapidez verbal.
Dormir menos, acordando muito cedo, cheio de energia ou deitando-se muito tarde, sem saber quando parar.
Sentimentos de alegria, felicidade e excitação. Em algumas pessoas podem acompanhar-se de irritabilidade, medo, desconfiança ou paranóia (sentir que os outros estão contra si, o perseguem).
Sensações de vivência em uníssono com todas as pessoas, o mundo, e o universo.
Constante pressa com múltiplas tarefas ao mesmo tempo, sem conseguir terminar nenhuma.
Falar tão depressa que os outros não o conseguem acompanhar. Interrupção total ou quase total do discurso dos outros.
Manutenção de longas conversas, frequentemente divertidas e profundas, mesmo com estranhos. Passar horas ao telefone.
Esquecer-se de comer, por estar muito ocupado.
Subitamente tem muitas coisas para fazer, muitas pessoas para ver, muitos sítios onde ir, muitas ideias e planos, possivelmente acompanhados de esquemas ambiciosos para “fazer milhões” ou “salvar o mundo”.
Fazer coisas estranhas ao seu carácter, por exemplo, gastar muito dinheiro e agir de modo destravado no plano sexual.

Factores importantes a não esquecer sobre mania e hipomania

O estado psíquico é muitas vezes agradável, tão intensamente, que há grande relutância em reconhecer que se possa estar doente. Na fase de hipomania a pessoa sente-se muito bem, activa, produtiva, de tal modo que é difícil aceitar que está em evolução uma crise e que são necessárias medidas terapêuticas.
Pode reconhecer que está hipomaníaco, mas subestimar a gravidade da situação. Pode sentir-se confiante em que “desta” vez não vai cair numa crise grave de Mania. Devido ao seu estado psíquico pode não se importar em entrar em Mania.

Porque se tem de tomar medidas quando se está em hipomania?

As consequências para a sua vida e para as relações com as outras pessoas, como resultado dos seus actos na fase mais alta, ou mesmo, apenas em hipomania, podem ser dramáticas e muito prejudiciais. A euforia de uma fase de hipomania pode impedir uma consciencialização desses riscos.
A não ser que se tomem medidas adequadas, a crise pode evoluir para uma fase de Mania grave.
A viragem para a depressão segue-se muitas vezes à fase de Mania e é muitas vezes pior após uma fase grave de elevação.

Bipolaridade

O que é a Doença Bipolar

1 - O QUE É A DOENÇA BIPOLAR?
(Doença Maníaco-Depressiva)

A Doença Bipolar, tradicionalmente designada Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e «mania». Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável. As crises podem ser graves, moderadas ou leves.
As viragens do humor, num sentido ou noutro têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas ideias e no comportamento da pessoa, com uma perda importante da saúde e da autonomia da personalidade.

2 - QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA BIPOLAR?
(Definem-se os que caracterizam cada tipo de crise)

MANIA

O principal sintoma de «MANIA» é um estado de humor elevado e expansivo, eufórico ou irritável. Nas fases iniciais da crise a pessoa pode sentir-se mais alegre, sociável, activa, faladora, auto-confiante, inteligente e criativa. Com a elevação progressiva do humor e a aceleração psíquica podem surgir alguns ou todos os seguintes sintomas:

Irritabilidade extrema; a pessoa torna-se exigente e zanga-se quando os outros não acatam os seus desejos e vontades;
Alterações emocionais súbitas e imprevisíveis, os pensamentos aceleram-se, a fala é muito rápida, com mudanças frequentes de assunto;
Reacção excessiva a estímulos, interpretação errada de acontecimentos, irritação com pequenas coisas, levando a mal comentários banais;
Aumento de interesse em diversas actividades, despesas excessivas, dívidas e ofertas exageradas;
Grandiosidade, aumento do amor próprio. A pessoa, pode sentir-se melhor e mais poderosa do que toda gente;
Energia excessiva, possibilitando uma hiperactividade ininterrupta;
Diminuição da necessidade de dormir;
Aumento da vontade sexual, comportamento desinibido com escolhas inadequadas;
Incapacidade em reconhecer a doença, tendência a recusar o tratamento e a culpar os outros pelo que corre mal;
Perda da noção da realidade, ideias estranhas (delírios) e «vozes»;
Abuso de álcool e de substâncias.

DEPRESSÃO

O principal sintoma é um estado de humor de tristeza e desespero.

Em função da gravidade da depressão, podem sentir-se alguns ou muitos dos seguintes sintomas:

Preocupação com fracassos ou incapacidades e perda da auto-estima. Pode ficar-se obcecado com pensamentos negativos, sem conseguir afastá-los;
Sentimentos de inutilidade, desespero e culpa excessiva;
Pensamento lento, esquecimentos, dificuldade de concentração e em tomar decisões;
Perda de interesse pelo trabalho, pelos hobbies e pelas pessoas, incluindo os familiares e amigos;
Preocupação excessiva com queixas físicas, como por exemplo a obstipação;
Agitação, inquietação, sem conseguir estar sossegado ou perda de energia, cansaço, inacção total;
Alterações do apetite e do peso;
Alterações do sono: insónia ou sono a mais;
Diminuição do desejo sexual;
Choro fácil ou vontade de chorar sem ser capaz;
Ideias de morte e de suicídio; tentativas de suicídio;
Uso excessivo de bebidas alcoólicas ou de outras substancias;
Perda da noção de realidade, ideias estranhas (delírios) e «vozes» com conteúdo negativo e depreciativo;

Por vezes o/a doente tem, durante a mesma crise, sintomas de depressão e de «mania», o que corresponde às crises MISTAS.

3 - QUANTO TEMPO DURA UMA CRISE?

Varia muito. A pessoa pode estar em fase maníaca ou depressiva durante alguns dias, ou durante vários meses. Os períodos de estabilidade entre as crises podem durar dias, meses ou anos. O tratamento adequado encurta a duração das crises e pode preveni-las.

4 - É POSSÍVEL PREVER AS CRISES?

Para algumas pessoas, sim. Umas terão uma ou duas crises durante toda a vida, outras pessoas recaem repetidas vezes em certas alturas do ano (caso não estejam tratadas!). Há doentes que têm mais do que 4 crises por ano (CICLOS RÁPIDOS).

5 - EM QUE IDADE SURGE A DOENÇA?

Pode começar em qualquer altura, durante ou depois da adolescência.

6 - QUANTAS PESSOAS SOFREM DA DOENÇA BIPOLAR (Maníaco-Depressiva)?

Aproximadamente 1% da população sofrem da doença, numa percentagem idêntica em ambos os sexos.

7 - QUAL A CAUSA DA DOENÇA?

Há vários factores que predispõem para a doença, mas o seu conhecimento ainda é incompleto.
Os factores genéticos e biológicos (na química do cérebro) têm um papel essencial entre as causas da doença, mas o tipo de personalidade e os stresses que a pessoa enfrenta desempenham também um papel relevante no desencadeamento das crises.

8 - DEPOIS DE UMA CRISE DE DEPRESSÃO OU MANIA
VOLTA-SE AO NORMAL?

Em geral, sim. No entanto, devido às consequências dramáticas que as crises podem ter, no plano social, familiar e individual, a vida da pessoa complica-se e perturba-se muito, restringindo de forma marcante a sua capacidade de adaptação e autonomia.
O tratamento adequado para a prevenção das crises (se são graves e/ou frequentes) é essencial para evitar os muitos riscos inerentes à doença.

9 - HÁ TRATAMENTO PARA AS CRISES E PARA A DOENÇA BIPOLAR?

Não há nenhum tratamento que cure a doença por completo. No entanto, há grandes possibilidades de controlar a doença, através de medicamentos estabilizadores do humor, cuja acção terapêutica diminui muito a probabilidade de recaídas, tanto das crises de depressão como de «mania». Os estabilizadores do humor são a Olanzapina, a Lamotrigina, o Valproato, Carbonato de Lítio, Quetiapina, Carbamazepina, Risperidona e Ziprasidona.
As crises depressivas tratam-se com medicamentos ANTIDEPRESSIVOS ou, em casos resistentes, a elecroconvulsivoterapia. As crises de mania tratam-se com os estabilizadores do humor atrás referidos e com os medicamentos neurolépticos ANTIPSICÓTICOS.
Naturalmente, o apoio psicológico individual e familiar é um complemento indispensável para o tratamento.
As crises graves obrigam a tratamento hospitalar em muitos casos.

10 - PORQUE É TÃO IMPORTANTE A CONSCIENCIALIZAÇÃO DOS DOENTES, DOS FAMILIARES E DE OUTRAS PESSOAS SOBRE A DOENÇA BIPOLAR?

A noção de doença mental na opinião pública é, em geral, muito confusa e pouco correcta. Verifica-se uma tendência para considerar negativamente as pessoas que sofrem de doenças psiquiátricas e é frequente a ideia de que as doenças mentais são qualitativamente diferentes das outras doenças. É muito comum imaginar que há uma «doença mental» única («a doença mental»), atribuindo às pessoas que tenham sofrido crises, um prognóstico negativo de incurabilidade, aferido erradamente pelos casos de doentes mentais mais graves e crónicos. Por vezes o diagnóstico médico das diferentes doenças psiquiátricas não se faz na altura própria, por variadas razões, e isso acontece, com alguma frequência, na Doença Bipolar.
O conhecimento, mesmo que simplificado, das características da Doença Bipolar facilita a seu reconhecimento aos próprios (que a sofrem) e aos outros, possibilitando uma maior ajuda a muitas pessoas que carecem de um tratamento médico adequado e de uma solidária compreensão humana.

Bipolaridade

Estabilização da doença Bipolar

COMO EVOLUI?

De que tipos de crises (acessos ou fases) sofrem as pessoas com Doença Bipolar? Com que frequência voltam a ter recorrências, a sofrer novas crises? Algumas pessoas têm um número igual de crises de euforia ou excitação irritável (mania) e de depressão. Outras têm principalmente crises de um tipo, de depressão ou de euforia. Em média, uma pessoa que sofre de Doença Bipolar tem quatro crises durante os primeiros 10 anos da doença. Embora possa haver um intervalo de anos entre duas ou três primeiras crises, a sua frequência é maior se não se fizer o tratamento estabilizador apropriado. As crises podem corresponder às mudanças de estação em padrões variáveis, no "rebentar" e no "cair" da folha, no Inverno e no Verão. Algumas pessoas têm crises frequentes ao longo do ano, por vezes, mesmo, ciclos ininterruptos de euforia e depressão. As primeiras crises podem ser desencadeadas por factores emocionais ou stress, mas à medida que a doença evolui, se a pessoa não fizer o tratamento estabilizador (preventivo), as crises podem surgir com maior frequência e sem factores precipitantes dignos de relevo.

As crises podem durar dias, meses ou mesmo anos. Em média, sem tratamento, as fases de mania e hipomania (euforia leve) duraram poucos meses, enquanto as depressões arrastam-se muitas vezes por mais de seis meses. Há designações especiais para cada forma de evolução da Doença Bipolar:

Bipolar I

A pessoa sofre crises de mania ou crises mistas(sintomas de depressão e mania misturados) e, quase sempre, também tem fases depressivas. As crises voltam a repetir-se excepto se fizer o tratamento preventivo.

Bipolar II

A pessoa tem crises depressivas graves e fases leves de elevação do humor (hipomania). As crises de elevação do humor podem não ser identificadas ou referidas porque o doente se sente "acima do normal" com muita energia e alegria, sem perturbações óbvias. Se o tratamento for só para a depressão, com uma medicação exclusivamente com antidepressivos, não se verifica uma estabilização, podendo surgir crises frequentes e uma viragem do humor.

Ciclos Rápidos

A pessoa tem pelo menos quatro crises por ano, em qualquer combinação de fases de mania, hipomania, mistas e depressivas. Corresponde a uma evolução que atinge entre 5 e 15% dos doentes com Doença Bipolar. Pode, em alguns casos, resultar de uma terapêutica demasiado intensiva e prolongada com antidepressivos, em vez da adequada terapêutica de estabilização do humor.

COMO SE TRATA A DOENÇA BIPOLAR?

Naturalmente, as indicações que aqui ficam são as essenciais para o reconhecimento da doença pelo doente e os familiares, mas não devem levar a minimizar o papel do médico psiquiatra, elemento chave no tratamento. Pelo contrário, o melhor conhecimento e reconhecimento da doença e dos aspectos gerais do tratamento visa permitir uma colaboração mais activa entre todos, doente, família, médico psiquiatra, médico de família e outros técnicos de saúde (enfermeiro, psicólogo, técnico de serviço social).

No tratamento da Doença Bipolar há que ter em conta, por um lado, as fases agudas e, por outro, a estratégia de prevenção das crises. Quando o doente sofre uma crise de depressão, de mania, hipomania, ou mista, precisa de ser tratado na fase aguda com a terapêutica apropriada antidepressiva, anti-maníaca ou antipsicótica, sendo necessária, em muitos casos, a hospitalização no período crítico. Depois de tratada a fase aguda e na continuidade do seu tratamento, inicia-se a terapêutica preventiva das crises para evitar que voltem a ocorrer. Para que o tratamento seja eficaz é necessária uma medicação (tanto para a fase aguda como para a estabilização da doença), acompanhada de uma educação do doente e dos familiares (sobre a doença, os medicamentos, a necessidade de aderir ao tratamento, modificação de hábitos nocivos). Pode ser benéfico um apoio psicológico para o doente e seus familiares (como lidar com os problemas e o stress, etc).

A MEDICAÇÃO?

Os medicamentos mais importantes no tratamento dos sintomas da Doença Bipolar são os estabilizadores do humor e os antidepressivos. Mas o médico pode ter necessidade de receitar outros medicamentos, como os antipsicóticos, os ansioliticos e os hipnóticos. Para a prevenção das crises e a estabilização da doença são essenciais os medicamentos designados, com toda a propriedade, estabilizadores do humor. É importante agora dar algumas informações sobre estes últimos medicamentos.

O QUE SÃO E QUAIS SÃO OS ESTABILIZADORES DE HUMOR?

Os medicamentos estabilizadores do humor são a base essencial da terapêutica preventiva das fases depressivas e eufóricas da Doença Bipolar. A sua descoberta e utilização revolucionou o tratamento da doença, permitindo a muitas pessoas o controle da Perturbação Bipolar através de uma prevenção das crises. A par desta acção terapêutica essencial, os estabilizadores do humor também são utilizados para o tratamento das crises de mania, hipomania e estados mistos e podem atenuar os sintomas de depressão.

Há, presentemente, três estabilizadores do humor comprovadamente eficazes:

O Lítio, comercializado, em Portugal, no medicamento Priadel;
O Valproato, comercializado nos medicamentos Diplexil R e Depakine;
A Carbamazepina (Tegretol).

Cada um destes três estabilizadores do humor tem diferentes acções químicas no organismo. Se um não for eficaz no tratamento ou tiver efeitos adversos persistentes o médico tem a possibilidade de escolher outro, ou de combinar dois em doses que permitam uma melhor tolerância e eficácia. Há análises para determinar o nível sanguíneo dos três estabilizadores do humor, permitindo o controle correcto da dose em cada doente.

Prevenção, eis a palavra-chave. Os estabilizadores do humor (lítio, valproato, carbamazepina) são a base de prevenção. Cerca de um terço das pessoas com Doença Bipolar ficam completamente livres de sintomas com a manutenção estabilizadora apropriada. A maioria das pessoas beneficia de uma grande redução no número e na gravidade das crises. O médico poderá ter de fazer um acerto da medicação ou uma outra combinação terapêutica caso se continuem a verificar crises de mania ou depressão. Caso a medicação não seja 100% eficaz, não fique desencorajado: a informação rápida do médico sobre sintomas de instabilidade é essencial para um ajustamento terapêutico que previna a eclosão de uma crise. O doente nunca deve recear informar o médico sobre quaisquer mudanças de sintomas, pois dessa informação precoce depende o controle da doença. Se sentir mudanças no sono, na energia (aumento ou diminuição), no humor (alegria excessiva, irritabilidade ou tristeza) e no seu comportamento e relações com pessoas, será melhor contactar com o médico sem demora.

A manutenção da medicação é outro aspecto essencial. Os medicamentos controlam, mas não curam a Doença Bipolar. Ao parar a medicação estabilizadora, mesmo depois de muitos anos sem crises, há um sério risco de uma recaída passadas algumas semanas ou meses. E, em alguns doentes, a retoma da medicação pode não se acompanhar dos mesmos bons resultados anteriores. A decisão de interromper a medicação caberá ao médico, em função de circunstância que a tal aconselham, como é o caso de uma gravidez.

Um novo Fernando

Willian Soares da Silva, emprestado ao Portimonense pode vir a ser o novo Fernando do Porto, Soares tem 22 anos... pertence ao Vila Nova - Go

http://www.zerozero.pt/jogador/soares/2010_2011/ficha/140/default/86547

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A magia do Leandro Damião

http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/interior.aspx?content_id=694412

In Record online

Já deixaram fugir o Bruno Cesar, espero que o Jorge Nuno não deixe fugir o Leandro!!! Melhor avançado do mundo neste momento!

domingo, 24 de abril de 2011

Signo Virgem (agora mais detalhado e mais aprofundadamente)

23 de Agosto a 22 de Setembro

Virgem é o signo cujo símbolo representa a gravidez da natureza pura, livre e não controlada.
É o signo do respeito à condição da natureza que se coloca humilde e pronta para a renovação da ordem natural, que acontece em ciclos. Tudo tem seu momento e sua história no seu devido lugar. O universo repudia a desordem da matéria e o desperdício de tempo.
A inteligência de Virgem é crítica, analítica e capaz de detectar detalhes inúmeras vezes esquecidos pelas outras pessoas. A percepção é apta a detectar nitidamente o defeito, o imperfeito e, principalmente, aquilo que quebra o padrão, está fora do lugar e destoa do conjunto.
Observadora, “descortinadora” e atenta, a consciência virginiana compartimenta, separa e verifica minuciosamente cada parte do todo, sem se enganar com a aparente harmonia do que vê. Nada os distrai, como se tivessem uma lupa ao invés dos olhos. O detalhe é visto com enorme clareza.
Racionais, práticos e lógicos, têm uma intimidade com o funcionamento das coisas e com a funcionalidade dos propósitos. Aquilo que não funciona não é objecto de atenção da inteligência virginiana. É esta inteligência lógica que permite àqueles que têm o Sol em Virgem verificarem, de imediato, a incoerência das ideias, dos propósitos e das pessoas.
A mulher de virgem pode largar tudo, inclusive o marido para seguir uma nova paixão sem dar a mínima para os comentários ou julgamentos. Ela é uma mulher que pode ser muito determinada quando se trata de ir em busca da felicidade, esteja ela onde estiver! Uma vez que aceitou um amor como verdadeiro este amor estará acima de tudo.
Ela é a única mulher capaz de ser terrivelmente prática e divinamente romântica.
Apesar de ser uma mulher determinada, ela não é do tipo que se atira de cabeça sem gastar um bom tempo analisando o que melhor deve ser feito. Também não é uma mulher que gosta de chamar a atenção, ou que goste de aventuras e mudanças bruscas em sua vida. Não, para ela tudo deve ter uma certa lógica e um motivo.
No trabalho, ela é persistente e prática, e descobrirá os pequenos erros que até um perito poderia deixar passar. Quando ela resolve se entregar à uma tarefa pode esperar que o resultado será o melhor! Ao se envolver com esta mulher, ela se encarregará de todas as suas preocupações, e provavelmente terá prazer nisto. Esta é a mulher perfeita para se discutir orçamentos planos para o futuro e o orçamento da empresa. O que pode parecer um tédio para outras mulheres, para ela é um prazer.
Uma coisa que é interessante notar na mulher de virgem é que ela sempre dá aquela intenção de que está preocupada com algo.
A preocupação é algo natural nesta mulher. Elas simplesmente não conseguem relaxar completamente. Mas não espere ver uma fisionomia carregada ou carrancuda. Normalmente elas costumam ter uma aparência serena e sempre o mesmo sorriso discreto, olhar tranquilo e gestos calculados. Mas, mesmo possuindo este autocontrole e este comportamento sereno, elas costumam ser devoradas por ansiedades que nem o mais íntimo dos amigos tem conhecimento!
Apesar de ser uma perfeccionista, não quer dizer que seja perfeita. Ela tem os seus defeitos e estes podem ser muito irritantes. Elas acham que ninguém consegue fazer as coisas com tanta ordem e eficiência quanto elas. E o que irrita é que muitas vezes elas têm razão!
Não que ela se ache perfeita. A virginiana sempre é muito critica com relação a sua aparência, trabalho, alimentação e no amor, claro!
A virginiana não é nenhuma tola:
perceberá uma mentira por mais bem elaborada que seja.
Ela pode ter a mente pura, mas não é nada ingénua.
Também não espere ver esta mulher tendo sonhos ou ilusões sobre as pessoas mesmo quando está amando.
Ela é muito “pé no chão” e muito prática para se deixar levar por sonhos. Nem a taurina consegue ser tão pratica quanto ela. Nem mesmo o amor consegue cobrir os olhos da virgem e impedir que ela veja os defeitos e falhas do companheiro, durante o relacionamento. Da mesma forma, se ela o ama de verdade, você pode, com toda a segurança, deixá-la ficar com o homem mais sexy que conhece no mundo durante um mês numa ilha deserta. Fidelidade para ela é tudo. Mas também fará qualquer coisa, para aprender e prender quem a ama, desde que ela o ame.
Demonstrações dramáticas de amor, promessas sentimentais e exagero, não só deixa a mulher de virgem entediada, como podem assusta-la a ponto de nunca mais aparecer.
Mas, seu coração pode amolecer se for conquistada aos poucos. Existem muitas formas de se conquistar esta mulher e manter a paixão. Mas a agressividade não está entre elas!
A virginiana busca mais a harmonia e a tranquilidade num relacionamento do que paixões loucas e amores impossíveis!
Também não é muito comum ver esta mulher chorando por um romance do passado ou se entregando a um amor platónico.
Para ela o que importa é o que está ao seu alcance, e o que acabou tem que ser enterrado para que outro homem ocupe o lugar vago! Mesmo que uma decepção amorosa tenha causado muita dor em seu coração, esta mulher consegue disciplinar seus sentimentos e emoções a ponto de parecer que nem liga para o rompimento. Ela vai sofrer por dentro, mas este sofrimento não vai durar muito!
Ela dificilmente vai se deixar levar pela ilusão de que colando os pedaços vai conseguir refazer o que não tem mais conserto!
Ela se dedica totalmente apenas àqueles em quem confia, e as pequeninas coisas podem significar muito para ela.
Apesar de sua timidez e tranquilidade, é bastante firme e forte para que os outros encontrem nela um porto seguro.
Sua coragem e senso de responsabilidade costumam servir de conforto para as pessoas que ama, quando as coisas não estão boas!

sábado, 23 de abril de 2011

Juventus «pesca» no Brasil

Juventus «pesca» no Brasil


A Juventus anunciou hoje a contratação de dois jogadores do modesto Resende, que actua no campeonato carioca, no Brasil.

São eles o médio defensivo Gabriel, de 18 anos, e Guilherme, de 17 anos, que actua como avançado.

Os dois jogadores são irmãos e possuem passaporte europeu, facto que facilitou as negociações.

In abola online

Já estão todos a aprender com o Futebol Clube do Porto, afinal o Deco deixou marcas, e não sendo nada sportinguista o Liedson tb deixou marcas, operador de supermercado....

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Marselha: Lucho seguido pelo At. Madrid

Lucho (foto AP)
Marselha: Lucho seguido pelo At. Madrid



O internacional argentino Lucho Gonzalez, do Marselha, estará a ser seguido pelos espanhóis do Atlético Madrid.

Os dirigentes dos «colchoneros» procuram por um médio para a zona central e Lucho, ex-FC Porto, terá o perfil pretendido.

Lucho, de 30 anos, sofreu, esta semana, algumas críticas por parte do treinador do Marselha, Didier Deschamps, pelo que poderá existir alguma abertura para negociar o seu passe.

In abola online

Um jogador que recebe 4,5 milhões de euros por ano, muito caro para o FCPorto, mas e como a familia directa dele vive e faz a sua vida na residência do jogador na cidade do Porto, o Pinto da Costa podia fazer um esforço financeiro, e o jogador baixar os seus vencimentos, visto já ter 30 anos, era o  ideal para todos os portistas, um jogador com uma classe fenomenal, ainda vai fazer mais duas ou três épocas ao mais alto nível. Mas muito caro sem duvida, infelizmente, e o Porto vai jogar na champions, o jogador seria rentabilizado com a sua prestação habitual em campo, porque apesar de defender pouco, sobe muito, ajuda os avançados e tem uma coisa extraordinária, marca muito golo e de grande e belo efeito, tem muito faro pela baliza, apesar de falhar um ou dois penalties, não sei se havia uma cláusula no contrato dele para ele marcar os penalties, então quando era o Rui Patricio na baliza era um ai jesus, acho que ele nunca marcou golo de penalty ao Rui Patricio, inclusivé numa meia final ele falhou, mas passámos a eliminatória à mesma! De qualquer forma, diferente do Deco (10), Lucho (8) é um Senhor, Imperial, dá imenso gosto e prazer vê-lo jogar, parece que os adversários see afastam dele. pois não sabem o que ele vai fazer se chutar se desmarcar alguém, fez grande dupla com o Lizandro é certo, mas dos melhores de sempre do FCP!!!! 4 Campeonatos seguidos e sempre a jogar na champions! Cinco estrelas.

Guarda-redes apanha um ano de prisão por plantar cannabis

Guarda-redes apanha um ano de prisão por plantar cannabis


Gino Coutinho, guarda-redes do Den Haag, que milita na primeira divisão do campeonato holandês, foi condenado a um ano de prisão por ter uma plantação de cannabis com mais de 4200 pés da erva, numa fazenda em Ens, na província de Flevoland.

A sua namorada e o seu pai também foram presos por participarem na fábrica de drogas.

O jogador de 28 anos é ainda acusado de lavagem de dinheiro e de falsificação de documentos.

Até ao momento nem o clube nem o jogador se pronunciaram acerca do caso.

In a Bola online

Para quê? Com que finalidade???

Raul Meireles eleito como melhor jogador pelos adeptos

Internacional português é uma das figuras do Liverpool de Dalglish



Raul Meireles foi eleito como o melhor jogador da liga inglesa pelos adeptos. Um conceituado prémio em Inglaterra decidido exclusivamente pelo voto dos adeptos que, esta temporada, decidiram destacar o internacional português que pegou de estaca no Liverpool com exibições de qualidade.

O antigo jogador do F.C. Porto, de 28 anos, foi contratado no início da presente temporada e impôs-se de imediato na equipa de Anfield, jogando em várias posições e marcando golos vistosos. As prestações de Meireles foram sempre em crescendo, atingindo o seu melhor nível no início de Janeiro, quando Kenny Dalglish rendeu Roy Hdgson no comando técnico da equipa. O golo contra o vizinho Everton foi o culminar do seu melhor momento de vermelho, numa série em que marcou cinco golos em seis jogos.

Na votação para este prémio, o jogador português destacou-se à frente de jogadores como Samir Nasri (Arsenal), Dimitar Berbatov (Manchester United) e David Luiz (Chelsea). «O Raul sempre teve a qualidade que agora tem mostrado. Talvez agora tenha assentado um pouco e esteja mais confortável e confiante porque está a jogar bem, mas não houve nenhuma mudança drástica em termos tácticos. É fantástico ver o Raul nesta forma. Sempre foi um jogador talentoso, sempre teve as características que estamos a ver agora, mas tem procurado sobressair e agora está a marcar golos», contou Dalglish.

Vencedores anteriores:

2001: Steven Gerrard (Liverpool)
2002: Ruud van Nistelrooy (Manchester United)
2003: Thierry Henry (Arsenal)
2004: Thierry Henry (Arsenal)
2005: Frank Lampard (Chelsea)
2006: Wayne Rooney (Manchester United)
2007: CRISTIANO RONALDO (Manchester United)
2008: CRISTIANO RONALDO (Manchester United)
2009: Steven Gerrard (Liverpool)
2010: Wayne Rooney (Manchester United)
2011: Raul Meireles (Liverpool).

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Melhor jogador do Mundo da atualidade

Pastore do Palermo sem duvida nenhuma.

E agora um banho ás claras

E agora um banho ás claras



Folheando um dicionário de adjectivos, difícil é encontrar a palavra ou as palavras certas para qualificar a exibição do FC Porto e a capacidade evidenciada para, com três golos em 20 minutos na segunda parte do clássico, dar a volta a uma eliminatória da Taça de Portugal que há mais de dois meses chegou a ser dada como perdida. E não era caso para menos, porque a desvantagem de dois golos encaixada no Dragão poderia ser vista ou encarada como uma barreira intransponível. Há uns tempos, talvez fosse assim, talvez fosse impossível vergar o Benfica que cedeu as faixas; mas ontem não, e a dada altura até pareceu ser demasiado fácil atropelá-lo: o novo campeão, com um desempenho tão brilhante quanto perfeito, resistiu com serenidade a duas ameaças de golo - por Javi García e Cardozo - e depois foi rasgando caminhos por todos os lados para chegar ao ouro, especialmente a partir do momento em que fez disparar a escalada exibicional que o havia de apurar para a final do Jamor. E o sinal mais forte do começo dessa escalda, demonstrativo de um FC Porto que foi crescendo com o passar do tempo e transformando a expectativa em ambição, deu-se ao minuto 41, quando Hulk tirou partido de um erro de Jardel e acelerou na direita, servindo de bandeja para a finalização de Falcao, que à primeira perdeu para Júlio César e à segunda rematou por cima da barra. O resultado estava ainda encravado, mas naquele instante percebeu-se que, com ou sem duche de aspersores, o conjunto de Villas-Boas ia puxar do sabonete para dar um banho (de bola) ao Benfica. E às claras.
Confiante e solto, o FC Porto regressou dos balneários cheio de saúde mental e com a disposição de ir para cima do anfitrião, que mantinha a estrutura inicial do 4x4x2: Jara na direita do meio-campo, Carlos Martins ao meio - perto de Javi García - e César Peixoto oscilando à esquerda entre a zona interior e a linha, preocupando-se em gerar equilíbrios nas transições e aproximando-se de Coentrão para reduzir espaços de penetração a Hulk. O campeão também não mexia nas peças, mas transparecia vontade de lhes dar outra amplitude e dimensão no terreno de jogo. A pouco e pouco, os portistas foram-se estendendo e colocando mais gente nas acções ofensivas e nas combinações à entrada da grande área benfiquista. Hulk não rebentava, nem mesmo na cobrança de livres directos revelava a pontaria de outras noites, mas... impunha respeito. Sim, a defesa encarnada sabia que não podia nem sequer passar pelas brasas. Nesta fase, o FC Porto desenvolvia uma estratégia de risco progressivo que o punha mais perto dos golos... e o Benfica dava prioridade à contenção, encolhendo-se no meio campo defensivo para tapar os buracos que o futebol de tricô dos homens de Villas-Boas ia criando.

Dedo táctico de Villas-Boas


Do banco de suplentes saltou James, aos 62', rendendo Rúben Micael. Do ponto de vista táctico, o FC Porto dava mais um passo para desequilibrar as forças. James acompanhava Moutinho e abria no flanco direito ou alongava os movimentos pelo meio, enquanto Hulk se chegava a Falcao no eixo do ataque e Rodríguez prosseguia a actuação incisiva e plena de garra pela ala canhota. E dois minutos depois... Moutinho - que máquina! - recebeu de Rodríguez à entrada da área e, com um remate seco de pé direito, enfiou a bola na baliza, num lance de transição rápida que teve início num corte raçudo de Fernando no seu meio campo. Se estava amedrontado, o Benfica tremeu e... temeu o pior. Havia razões de sobejo para isso. A frescura e a qualidade do jogo colectivo dos campeões impressionavam, metiam medo. E a carga dramática acentuou-se aos 72': Hulk, saído da sombra e... protagonista de um fora-de-jogo de centímetros, ocorreu a um cruzamento rasteiro de Álvaro Pereira para empatar a eliminatória.
Desmoralizado, o Benfica quase nem teve hipóteses de se recompor do rombo, porque Falcao, aos 74', fechou um lance individual com um remate que beneficiou de um desvio nas pernas de Javi García para ser um golo abençoado. Rodríguez, o homem do passe para El Tigre, ainda festejou em campo, para a seguir ser substituído por Varela. O FC Porto estava na final... mas ainda não tinha acabado. Num assomo de dignidade e fúria, o conjunto encarnado, já a funcionar com Aimar na vez de Jara, tentou pelo menos meter a bola na grande área de Beto. E aos 80', num penálti conseguido por linhas tortas - Sapunaru não cometeu falta sobre Saviola -, reduziu a diferença. Renascia a emoção, mas nem por isso a incerteza. Sapunaru saiu nos azuis e brancos, e Kardec e Weldon entraram na equipa da casa, fazendo com que o Benfica se despedisse da partida de forma quase anárquica, com quatro a defender e seis a atacar em bloco. Ao desespero de quem capitulava, a equipa do FC Porto reagiu com a autoridade e competência que a têm caracterizado.

In OJogo

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Formula 1

F1: Rupert Murdoch quer «comprar» Fórmula 1, Ecclestone intransigente


Magnata australiano pretende comprar direitos comerciais da F1, mas Bernie Ecclestone garante que negócio não está à venda

A News Corp, grupo de media do magnata australiano Rupert Murdoch, estuda a possibilidade de integrar um consórcio para comprar os direitos comerciais da Fórmula 1, mas Bernie Ecclestone garante que o negócio não está à venda.

“A modalidade não está à venda”, vincou Ecclestone ao jornal britânico “The Daily Telegraph”, considerando “lixo” as notícias que dão conta do alegado interesse da News Corp na Fórmula 1.

Segundo os media internacionais, Murdoch estaria em negociações com o magnata mexicano Carlos Slim, que é considerado o homem mais rico do Mundo.

A CVC Capital detém aos direitos comerciais do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 e Bernie Ecclestone gere a modalidade em sua representação, sendo o presidente: o dirigente britânico, de 80 anos, já disse que espera continuar em funções durante mais algumas épocas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Querem nomes?

Querem nomes de centrais do FCP?

Aí vai:

Celso
Geraldão
Lima Pereira
Eurico
Jorge Costa
Fernando Couto
Aloisio
Ricardo Carvalho
Pepe
João Manuel Pinto
Rolando
Bruno Alves
Otamendi
Maicon
Ricardo Costa

Chega ou querem mais?

:)

No Comments

"Todos sabem que o Porto é a equipa que melhores centrais produz do Mundo"

In voz de qualquer europeu que perceba de futebol...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pessoa anónima (simpatizante do SCP) a falar do FCP

A seguir ao jogo do FCP 3 SCP 2

"O Porto está a jogar muito bem, das melhores equipas do mundo, se para o ano manter o Hulk e o Falcão, com o argentino que ai vem (Iturbe) tem uma das melhores equipas do mundo, talvez até superior à equipa do Mourinho"

In Sport Tv

PokerStars unveils Portugal Poker Series

PokerStars unveils Portugal Poker Series



I have known many people who have traveled to Portugal, and not one of them has ever indicated that they wouldn't go back in a second. The coastal nation on the Iberian peninsula stands out as one of the world's truly distinctive countries and claims a culture and lifestyle all its own. Now, it has a poker tour to match.
Today, PokerStars announced its newest live tour, the Portugal Poker Series. The first season of the PPS will contain three events, beginning in Vilamoura April 14-17. Event #1 will mark PokerStars returned to the famed Casino Vilamoura that plays home to the European Poker Tour's stop in Portugal. The PPS main event is an affordable €700 + €70 no-limit hold'em tournament capped at 400 players.
casino_vilamoura_pps.jpg
After pulling up stakes in Vilamoura, the series will travel to Figueira de Foz June 10-13 and Espinho October 13-16. Both cities will host €700 + €70 main events.
Like the UKIPT and many other PokerStars tours before it, the Portugal Poker Series will bring the feel of massive big buy-in tournaments to players looking for a more affordable buy-in.
Team PokerStars Portugal Pro Nuno Coelho said, "Finally, PokerStars brings to Portugal a poker tour with an excellent game structure and attractive prize pool that will make many international players want to visit the country."

LOUCURA...NO TRANSITO!

"Parei o carro na berma da estrada e amei-a ali mesmo, na bela e fria cidade de Lisboa. Não durou mais do que cinco minutos, mas valeu pela excitação do momento e do local. Ela deitada, no banco do pendura, nua de pernas abertas esperava por mim. Os vidros já estavam embaciados, lá fora o trânsito era intenso, enchi-me de coragem e despi-me por completo, trocamos carícias e beijamo-nos com toda a nossa paixão. Deitado sobre ela sentia todo o calor que o seu voluptuoso peito transmitia, as suas mãos nas minhas nádegas pressionavam-me para concretizar o desejo que ambos sentíamos, assim foi, firme mas delicadamente penetrei-a!!!!!"

By alguém...

Declarações de Pinto da Costa

Declarações do NGP (Nosso Grande Presidente):

Acha que tem mais um treinador especial no F.C. Porto? «José Mourinho, ainda hoje o presidente do Sporting lembrava, chegou a ter tudo acordado com o Sporting. Felizmente, depois não se concretizou e acabou por vir mais tarde para o F.C. Porto. Curiosamente, o André Villas-Boas também teve um pré-acordo assinado com o Sporting, com o Costinha, mas depois foi anulado esse acordo. É apenas uma curiosidade. Tem pela frente uma grande carreira como treinador. Quando o contratei, tinha 32 anos e disseram que eu tinha ido à pressa contratar um treinador. Depressa e bem, há pouco quem. Fico muito orgulhoso. »

domingo, 17 de abril de 2011

Só em Inglaterra!!!!!!!!!!!!

Arsenal 1 Liverpool 1

O Arsenal marcou primeiro aos 99 minutos de jogo!!!!! de penalty, O Liverpool empatou aos 101 minutos!!!!!!!!! de Penalty!!!!!!!! O Árbitro deu 12 minutos de descontos na segunda parte!!!!

17 de Abril de 2011

As dez melhores praias da Europa

10. Villasemius, Sardenha, Itália
 
9.Calvia, Baleares, Espanha
 
8.San Vito lo Capo, Sicília, Itália
 
7.Alcudia, Baleares, Espanha
 
6.St. Ives, Inglaterra, Reino Unido
 
5.Oludeniz, Turquia
 
4.Mykonos, Grécia
 
3.Protaras, Chipre
 
2.Skiathos, Grécia
 
1.Ayia Napa, Chipre
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ITÁLIA

Sampdoria: adeptos atacam própria equipa

 

 

Ameaçaram jogadores de morte



Noite de terror para jogadores da Sampdoria. A equipa perdeu com o Milan, em San Siro, e na chegada a Génova o autocarro foi atacado pelos próprios adeptos. O clube já condenou o acto.

Um grupo de «tifosi» munido de pedras e bastões de beisebol ameaçou de morte os futebolistas que se encontravam no autocarro. Isto porque a derrota com o líder pode deixar a «Samp» nos lugares de descida.

O clube genovês emitiu, entretanto, um comunicado no qual diz que «nenhum resultado desportivo, mesmo que seja fortemente negativo, pode justificar acção igual à verificada no regresso de Milão».

In Mais Futebol

Sousa Cintra sobre FCP antes do FCP - SCP

Sousa Cintra: Ganhar no Dragão? «Difícil, FC Porto dá show de futebol»



Repete a palavra difícil quando antevê o duelo entre leões e dragões deste fim-de-semana. «Os três pontos fazem tanta falta ao Sporting» mas «a força que o FC Porto tem» vai encher o desafio de dificuldades. Entre elogios aos azuis e brancos e apelos à união dos leões, Sousa Cintra, em entrevista ao zerozero.pt, faz a antevisão do clássico.
«Ao Sporting fazem tanta falta os três pontos...» O resumo surge na boca de Sousa Cintra, para quem a conquista do terceiro lugar pelos leões é «mesmo muito importante» mas, tendo em conta a «força impressionante» com que o Sporting de Braga tem jogado, aliado ao facto de os dragões possuírem «a melhor equipa portuguesa», as perspectivas não são animadoras.
O ex-presidente admite que os leões vão entrar em campo «nervosos», «precisam de ganhar», sabem que o Sporting de Braga está em crescendo e «a jogar bem».«Vai ser um jogo muito difícil. Muito difícil mesmo». Sousa Cintra não sabe se o clássico deste Domingo será o jogo do ano para os leões mas consegue encontrar uma série de problemas para o clube que, em tempos, comandou: «A força que o FC Porto tem é indiscutível, não vale a pena estar com demagogias. Ganhou o campeonato com mérito, não foi com favor e nas competições europeias está a dar um show de futebol!»
Juntam-se a estes argumentos outros tantos: «O Sporting vai enfrentar um clube cheio de garra, de ânimo, de confiança, com aquela força...» Faz uma pausa e repete: «Vai ser muito difícil, ainda por cima diante de uma equipa que já ganhou o título, vai jogar com a maior tranquilidade do mundo».
Instantâneo, o orgulho e as motivações sportinguistas vêm ao de cima: «Nestes jogos, nunca se sabe o que pode acontecer. Espero que ganhe o melhor e que o melhor seja o Sporting, embora reconheça as dificuldades que vamos encontrar».
As «suas» eleições e o momento actual dos leões
É um dos mais carismáticos dirigentes da história leonina e o momento não podia ser mais semelhante ao que encontrou quando se candidatou à presidência do emblema de Alvalade. Sousa Cintra corrige, diz que na altura a situação ainda era pior, «havia salários em atraso», «o Sporting devia dinheiro a toda a gente», era uma «situação caótica», resume.
A memória não lhe falha e caracteriza como «esmagadora» a vitória que teve sobre os restantes candidatos. «Os outros três tiveram 25 por cento e eu sozinho tive 75», sublinha, orgulhando-se de ter conseguido unir o mundo verde e branco. Desta vez, diz, «foi um pouco diferente», mostrando-se, ainda assim, satisfeito com a «vitalidade» e o «entusiasmo» demonstrados pela massa associativa: «Demonstra que os sportinguistas estão interessados no clube, vivem o Sporting», sublinha, não querendo comentar nem analisar o peso que a instabilidade directiva que esta época se abateu sobre os leões teve nos resultados desportivos.
O que pede é união: «Depois das eleições devem andar todos unidos, em torno do seu clube. Ganhou quem ganhou, acabou-se a guerra e as opiniões diversas. Têm que estar unidos porque a união faz a força e é isso que o Sporting precisa», alerta.
Experiente, Sousa Cintra admite que o emblema verde e branco precisa de «reforçar o seu plantel» mas acima disso é necessário «outro entusiasmo, outra dinâmica, outra crença». O ex-presidente refere a importância de um «estímulo» para que os sportinguistas voltem a acreditar no clube: «Acho que essa força e esse apoio da massa associativa são indispensáveis para o futuro do Sporting. Espero que os sportinguistas correspondam a isto mesmo, que as coisas corram bem e que se acabe com pequenos desacatos que não são benéficos para ninguém», atirou, rematando com optimismo e dizendo-se esperançoso de que «as coisas no Sporting vão mudar para melhor».
O apelo à rivalidade «só no relvado»
«Quando se joga é para ganhar e é no relvado que deve haver essa rivalidade. As pessoas devem ter um comportamento mais digno», aconselha Sousa Cintra, evitando o estado de «guerrilha e ódio» que tem vindo a instalar-se no futebol português.
A rivalidade é «bonita» mas «tem que ser dentro das quatro linhas», alerta o ex-presidente, que se orgulha de nos seis anos em que dirigiu os leões sempre ter tido uma boa relação com os azuis e brancos. Sousa Cintra é um defensor da união, diz que os clubes têm mais força juntos perante as diversas instâncias do futebol e por isso tem a certeza que no clássico deste Domingo os presidentes dos dois clubes vão assistir à partida como mandam as regras, lado a lado.

Imprensa Estrangeira (15-4-2011)

CNOPT SOVSPORT.RU

O FC Porto foi poderoso no ataque, onde tinha Hulk - o único a usar leggins no jogo (...) e que velocidade a do brasileiro no golo! Deu-se até ao luxo de desacelerar antes de cortar a meta, como Usain Bolt. Makeev ainda tentou travá-lo, mas não chegou a tempo"


MARCA.COM

"O Villarreal chegou à terceira meia-final europeia da sua história, mas enfrentará o todo-poderoso FC Porto (...) É o pior adversário possível, impedindo uma final entre as duas melhores equipas da prova"


Mediterráneo

"O Villarreal enfrentará o clube com mais títulos do século XXI (...) Falar do FC Porto da última década é falar de títulos. É o clube europeu mais laureado do século XXI; já levantou, desde 2000, 21 troféus. Ninguém os supera. Bayern Munique e Dínamo Zagreb (com 16) são os que mais se aproximam"


Olé

"O FC Porto é uma festa. Já conquistou o título português a algumas jornadas do fim do campeonato e agora chega às meias-finais da Liga Europa depois de despachar o Spartak com um acumulado de 10-3 nas duas mãos"

sexta-feira, 15 de abril de 2011

acupunctura

Matías (Sporting) vai fazer acupunctura na Copa América



Caso seja convocado para a Copa América, o que é bastante provável, o sportinguista Matías Fernández vai ter direito a acupunctura. O preparador físico da selecção chilena já anunciou que vai recorrer à medicina tradicional chinesa para recuperar os jogadores durante a prova, que vai ser disputada na Argentina.

«Era algo que já estava a ser pensado há algum tempo, desde que começámos a analisar esta prática, que é geralmente desconhecida. Foram feitas muitas pesquisas, em muitos processos de recuperação. Esperamos que seja uma área que possamos desenvolver, e geral um plano de acção para recuperar a equipa», disse Hernán Torres, auxiliar do seleccionador Claudio Borghi, à rádio ADN.

O preparador físico da selecção chilena anunciou ainda que o plantel que vai disputar a Copa América deve juntar-se a 31 de Maio, dois dias depois do final da Liga portuguesa. A selecção de Matías Fernández está integrada no Grupo C, com Uruguai, México e Peru.

In Mais Futebol

Afinal a medicina alternativa já è uma possibilidade bem real em todo o mundo!

Eu não sou Benfiquista....

Mas este link é obrigatório, infelizmente é a mentalidade que temos, Deus queira que o miudo vá longe!

http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=12967

Mourinho "dixit"

"FC Porto pertence à Champions!"



Após a partida ("partida que garantiu que o Real Madrid se qualificasse para as meias finais!, o que já não acontecia há muitos anos"), e em declarações à RTP, José Mourinho elogiou as três equipas portuguesas que hoje tentam carimbar os passaportes para as meias-finais da Liga Europa. "Espero que sigam os três em frente", desejou o técnico do Real Madrid, considerando que o FC Porto está alguns degraus acima de Benfica e Braga. "É uma equipa de nível de Champions, é demasiado forte para a Liga Europa", afirmou.
Mourinho mostrou-se contra a regra da UEFA que permite ao terceiro classificado dos grupos da Liga dos Campeões seguir para a Liga Europa. "Uma equipa não devia jogar duas competições europeias na mesma época. Mas o Braga, com uma carreira espectacular, que na Champions também esteve espectacular, continua ao mesmo nível", elogiou, sendo depois crítico em relação ao Benfica: "Foi eliminado da Champions num grupo onde não o devia ter sido, mas que agora também está bem."

Belmiro de Azevedo sobre a saida da zona "Euro"....

Belmiro de Azevedo: "Ai de nós se sairmos do euro. Regressamos à idade média"


Belmiro de Azevedo, que fez parte de uma equipa para que Portugal entrasse no Euro, defende que se o País saísse da região regressaria "à idade média" e defende que é preciso tomar-se "medidas concretas" e apostar em áreas que precisam de pouco investimento.
“Ai de nós se sairmos [do euro] Regressamos à idade média”, sublinhou em entrevista à RTP, salientando a importância que tem para a educação e a mobilidade dos estudantes e dos trabalhadores estarem inseridos na Zona Euro.

“Não acredito nem de longe nem de perto que isso possa acontecer”, salientou.

Belmiro de Azevedo defende que é preciso “tomar medidas muito concretas. Temos de relançar a economia”, fazer “investimento barato onde temos vantagem competitiva”, como é o caso das “florestas, do mar, da metalomecânica”, onde “o investimento é muito barato” e por isso é possível criar “emprego barato”.

E quando se refere a emprego barato, Belmiro não está a falar de salário mínimo, porque, diz “é preciso saber a produtividade dessa pessoa”, porque se dizem que os portugueses recebem quatro vezes menos... “a produtividade também é 4 vezes menor”.

“É preciso saber a produtividade” e tem de se apostar na “educação para as pessoas” e dar mais equipamentos às pessoas.

E exemplifica: “Tudo o que se faz da agricultura tem praticamente um custo zero.”

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ruben Michael

E damo-nos ao luxo de ter suplentes de luxo, Ruben Michael só tem um ano e 3 meses de casa e já tem 3 troféus, uma taça de Portugal, uma Supertaça e um Campeonato fresquinho e é suplente!!!!!!!!!!!!!

Parabéns Ruben, a tua oportunidade vai chegar! És grande!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Língua Gestual: língua que veio para ficar

Língua Gestual: língua que veio para ficar

 

© (AP photo/Al Behrman)

Em Janeiro do ano passado, abriu, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), a primeira licenciatura em Língua Gestual Portuguesa (LGP), com 24 alunos. Este curso é frequentado apenas por surdos, e faz parte do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade.
Mais de um ano depois, o curso já conta com um total de 46 alunos, o que levou à abertura de uma segunda turma em Outubro. “O curso tem corrido muito bem, temos alunos muito empenhados e que têm progredido muito”, afirma Ana Mineiro, coordenadora desta licenciatura.
O curso, composto por 26 unidades curriculares, corresponde a um primeiro ciclo de Bolonha. No entanto, para se profissionalizarem, os licenciados terão de frequentar o mestrado. A abertura deste mestrado está em estudo, segundo a coordenadora.
Esta licenciatura é uma mistura de aulas presenciais e ensino à distância, através de uma plataforma e-learning e conferências online. Ema Gonçalves é uma das alunas que frequenta o primeiro ano do curso. Para esta estudante açoriana, as aulas realizadas à distância são fundamentais, pois apenas vem a Lisboa de 15 em 15 dias, ou uma vez por mês. “Já antes trabalhava como formadora de LGP, mas sempre quis obter o nível académico que me permitisse ser professora.”
Com Carolina Canais o caso é muito mais complexo, visto que esta aluna sofre de surdez profunda e cegueira quase total. Para ajudar Carolina, a primeira aluna surda-cega  a realizar o curso, foi necessário contratar dois tradutores-intérpretes especializados na transmissão pelo toque, através de Braille.
O curso de LGP fez surgir todo um novo léxico gestual. Neste contexto, o ICS está a criar dois dicionários técnicos, em vídeo, que serão colocados online para estarem disponíveis para toda a população surda. “Tem sido um parto doloroso. Apenas a vontade dos alunos e o seu empenho tem contribuído para levar avante este megaprojecto que é importante para eles”, afirma Ana Mineiro.
Em Portugal, existem cerca de 150 mil surdos e nem sequer 1% chega ao Ensino Superior. “Há um défice de literacia em Portugal. Os surdos que chegam ao 9º ano não sabem ler, não sabem escrever e não sabem a língua gestual”, elucida-nos Orquídea Coelho, investigadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).
Esta licenciatura é então uma conquista e um grande passo para a integração dos deficientes auditivos. Por ser único no país, o curso recebe alunos dos Açores e Madeira e de vários pontos do continente como, por exemplo, Algarve, Porto e Santarém

 

10 Melhores Jogadores Portugueses de Sempre

Confira quais os jogadores portugueses que mudaram o futebol mundial!

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa


1- Eusébio

1- Eusébio - 1 (© PA)

Eusébio da Silva Ferreira, ou simplesmente “Pantera Negra”, foi um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos. Símbolo vivo do futebol português e do Benfica, levou o nome de Portugal a todo o mundo, com os seus magníficos golos que eram verdadeiros hinos ao futebol. Fez parte da selecção dos magriços que honrou a camisola das Quinas no Mundial de Inglaterra. As suas arrancadas, os seus golos, as suas lágrimas no Inglaterra 66 e a sua estátua serviram para imortalizar este rei.

2- Cristiano Ronaldo

 2- Cristiano Ronaldo - 2 (© AP Steven Governo)

O madeirense Cristiano Ronaldo é o melhor jogador português da actualidade e um dos melhores do mundo. O jogador, formado nas escolas do Sporting, foi transferido para o Manchester United em 2003. Ronaldo atingiu o auge no clube inglês e foi considerado, em 2008, o melhor jogador do mundo pela FIFA. Seguiu-se uma transferência (a mais cara de sempre) para o clube que representa actualmente, o Real Madrid. Ronaldo tem 80 jogos por Portugal e 27 golos.

3- Figo

 3- Figo - 3 (© PA)

Luís Figo foi o nome mais sonante da chamada geração de ouro. Começou a sua carreira de sénior no Sporting, tendo ingressado depois no Barcelona em 1995. Em 2000, deu-se a transferência mais polémica do futebol mundial: por 60 milhões de euros, o Barcelona viu partir o seu craque para o eterno rival Real Madrid. Anos mais tarde, trocou os merengues pelo Inter de Milão onde terminou a sua carreira. Continua a ser, ainda hoje, o jogador português com mais internacionalizações.

4- Chalana

4- Chalana - 4 (© PA)

Fernando Albino Sousa Chalana, natural do Barreiro, foi, sem dúvida, um dos melhores extremos que passou pela Selecção Nacional. Este grande jogador, também conhecido como o pequeno genial ou Chalanix, actuou no Benfica durante vários anos. O seu famoso pé esquerdo levou-o muito cedo, com 17 anos, à Selecção Nacional. O ponto alto da sua carreira aconteceu no Europeu de 84, tendo despertado a cobiça dos franceses do Bordéus, onde jogou durante três épocas.

 

5- Coluna

5- Coluna - 5 (© PA)

Mário Esteves Coluna, de alcunha “O Monstro Sagrado”, foi um dos mais importantes jogadores portugueses de sempre. Conhecido pela sua eficácia a comandar o meio campo, Coluna esteve nas grandes conquistas do Benfica da década de 60. Em 1966 foi o capitão dos Magriços, no terceiro lugar alcançado por Portugal no Campeonato do Mundo. Jogou ainda pelo Olympique de Lyon antes de arrumar a botas em 1972.

6- Rui Costa

 6- Rui Costa - 6 (© AP Steven Governo)

Rui Costa, também conhecido como o “Maestro”, foi um dos melhores número 10 que Portugal e o Mundo já viram jogar. Começou a sua carreira no Benfica, seguiu-se a Fiorentina e depois o AC Milan. Voltou ao Benfica, em 2006, para acabar a carreira no clube do seu coração, dois anos depois. O seu percurso na selecção portuguesa foi também notável: marcou o golo da vitória do Campeonato do Mundo de sub-21 e retirou-se da selecção principal após 94 internacionalizações.

7- Fernando Gomes

7- Fernando Gomes - 7 (© PA)

Fernando Gomes, mais conhecido como “Bi-Bota”, foi um dos maiores avançados de sempre do futebol português. Fez quase toda a sua carreira no F.C. Porto, tendo-se transferido para o Sporting já em final de carreira. Ao serviço dos portistas marcou 288 golos, tornando-se no único jogador luso, até hoje, a conquistar por duas vezes a Bota de Ouro. Fernando Gomes foi internacional 48 vezes, marcando 13 golos ao serviço da Selecção das Quinas.

8- Vítor Baía

8- Vítor Baía - 8 (© AP Frank Augstein)

O antigo guardião, Vítor Baía, foi considerado um dos melhores jogadores do mundo a actuar na sua posição. Estreou-se com apenas 19 anos na equipa principal do FC Porto e com 21 na Selecção Nacional. Em 1996 foi contratado pelo FC Barcelona. Baía voltou ao Porto, em 1999, seguindo-se anos de sucesso que o tornaram num dos jogadores com mais títulos no planeta. Nunca mais foi chamado à Selecção depois de Scolari ter assumido o comando da equipa. Arrumou as luvas aos 37 anos, no FC Porto.

9- Humberto Coelho

9- Humberto Coelho - 9 (© PA)

Humberto Manuel de Jesus Coelho, natural do Porto, foi considerado um dos melhores defesas centrais a jogar na Europa. A sua carreira foi feita, principalmente, ao serviço do Benfica, onde conquistou oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e uma Supertaça. O grande capitão das águias foi chamado para representar a Selecção Nacional por 64 vezes, tendo falhado, por lesão, o Europeu de França em 1984.

10- Pauleta

 

10- Pauleta - 10 (© AP Paulo Duarte)

Pedro Miguel Carreiro Resendes, mais conhecido por Pauleta, foi um dos maiores goleadores portugueses de sempre. Pauleta, que nunca jogou no campeonato luso, destacou-se ao serviço do Bordeaux e do PSG, tendo sido considerado o melhor jogador de sempre da equipa parisiense. O ciclone dos Açores representou a equipa das Quinas 88 vezes e tornou-se no jogador com mais golos pela selecção: 47 contra os 41 de Eusébio. Aposentou-se da alta competição em 2008.