terça-feira, 12 de abril de 2011

Figo entre o Barça e o Real: «O Guardiola é como um irmão»

Dois clubes que deixaram marcas no antigo internacional português


"Luís Figo conhece bem o Barcelona e o Real Madrid, clubes onde deixou os melhores anos da sua carreira. Mais do que isso. Figo conhece muito bem os treinadores dos dois rivais espanhóis. Numa altura em que estão em perspectiva quatro duelos entre merengues e catalães, o antigo internacional português, numa entrevista à «VE07», coloca Mourinho e Guardiola na balança e tira as suas conclusões.

«O Barcelona tem um nível técnico superior e isso faz a diferença em termos de jogo. O Madrid é uma equipa em construção, com um treinador novo, mas pode contestar a superioridade do seu rival com vontade de vencer», começou por destacar, numa curta análise ao momento dos dois clubes que contam, cada um, com uma figura de topo. Entre Cristiano Ronaldo e Messi, Figo entende que é «subjectivo» dizer quem é melhor «porque depende do momento, do jogo».

Quanto aos treinadores. «O Pep e o José foram pessoas importantíssimas na minha vida. O Pep é como um irmão. Ajudou-me muito quando cheguei a Barcelona. É o padrinho das minhas filhas. A amizade não tem cores. O José, por seu lado, permitiu-me que jogasse mais um ano em Itália. O que ele mostra aos media é muito pouco para se saber como ele é realmente como pessoa», destacou.

Quanto aos clubes. «No Barcelona passei cinco anos maravilhosos. Ganhei tudo menos a Liga dos Campeões, conheci a minha mulher, tive a minha filha, que é catalã, cresci como futebolista¿não tenho recordações negativas. O Madrid foi uma nova etapa. Mudei para ganhar mais em todos os sentidos: prestígio, títulos e dinheiro. E consegui. O único factor negativo foi a forma como saí, algo que nunca tinha pensado, mas no futebol nem sempre se pode ter tudo o que se quer», contou.

Um balanço que pode provocar alguma estranheza porque todos recordam os assobios com que Figo foi brindado no seu primeiro regresso a Camp Nou. «A atmosfera foi criada por um circo mediático. Fui dos poucos desportistas que tive cem mil pessoas contra. Ajudou-me a ficar mais maduro, a crescer para aguentar muito mais coisas», acrescentou ainda Luís Figo."

Sem comentários: