quarta-feira, 27 de abril de 2011

Andebol....

27/04/2011
Dragões batem Benfica e aproximam-se do «tri»

O FC Porto Vitalis bateu esta quarta-feira o Benfica por 28-18 e ampliou para quatro pontos a sua vantagem na liderança do Andebol 1. Foi a quarta vitória consecutiva dos Dragões na fase final e pode dizer-se que o título fica mais perto, mas ainda está longe de estar garantido. Importa agora vencer o Sporting, já no domingo (17h15).

Os lisboetas já não vencem no pavilhão do FC Porto desde a época 1989/90, tendo desde aí sido disputados j23 jogos. Estes números deixam bem a imagem da dificuldade que os adversários encontram no Dragão Caixa, onde os azuis e brancos já não perdem desde Setembro de 2009. Os portistas não deixaram os créditos por mãos alheias e materializaram uma exibição sólida, superiorizando-se em quase todos os sectores.

Em termos de ataque, apenas nos livres de sete metros o FC Porto não foi mais eficaz do que o adversário. Houve 50 por cento de eficácia na primeira linha, 75 na segunda linha e 83 no contra-ataque. Para além disso sublinhe-se a exibição notável do guarda-redes Hugo Laurentino. A eficácia dos guarda-redes portistas, nas contas globais, foi de 55 por cento.

O FC Porto iniciou a partida de forma demolidora, chegando aos 7-1 aos oito minutos. Com uma defesa agressiva, o guarda-redes Hugo Laurentino inspirado e várias soluções no ataque (sublinhe-se, por exemplo, a troca de bola que dá origem ao 5-1, concretizado por Tiago Rocha), os Dragões «cavaram» um fosso no marcador. O Benfica conseguiu reorganizar-se e reduzir para 8-5, à entrada dos 20 minutos.

Nos últimos 10 minutos da primeira parte, os azuis e brancos recuperaram a clarividência no ataque, destacando-se Wilson Davyes, com três tentos. O FC Porto chegava ao intervalo com uma vantagem de seis golos (13-7) e transmitindo uma imagem de absoluta segurança. Este era um encontro decisivo que os Dragões não estavam dispostos a perder.

A primeira metade do segundo tempo reforçou essa ideia. Sempre sólido na defesa, o FC Porto nunca deixou o adversário tomar as rédeas da partida e manteve uma vantagem mínima de quatro golos. O lance do 18-12, em que Dario Andrade concretiza, em contra-ataque, quando a equipa se encontrava em inferioridade numérica, foi emblemático. A vantagem disparou a partir dos 19-13 (um remate picado de Inácio Carmo, que apareceu como rematador na segunda parte).

A partir daí, houve um festival de ataque dos Dragões, que atingiram mesmo os 11 tentos de vantagem (25-14). Gilberto Duarte surgiu em grande, com quatro golos, e houve margem para Obradovic dar oportunidade a Elias Nogueira, ao guarda-redes Alfredo Quintana e a Augusto Pedro. O marcador final espelhou bem a superioridade dos Dragões: dez golos de vantagem não dão margem para dúvidas.

Na conferência de imprensa, Ljubomir Obradovic destacou a exibição da equipa, mas reconhece que ainda faltam alguns passos para chegar ao «tri»: «Esperava um bom jogo e assim foi. O resultado espelha-o. Foi uma grande luta, com grande apoio dos adeptos e dirigentes e conseguida graças a muito trabalho. Foi um grande passo para o título, mas isto ainda não acabou. Festejamos durante 24 horas e chega. Depois, voltamos ao trabalho».

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Benfica, 28-18
Andebol 1, fase final, sexta jornada
27 de Abril de 2011
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1572 espectadores

Árbitros: Daniel Martins e Roberto Martins

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.), Nuno Grilo (1), Filipe Mota, Tiago Rocha (3), Dario Andrade (3), Ricardo Moreira (5) e Inácio Carmo (3)
Jogaram ainda: Gilberto Duarte (4), Pedro Spínola (4), Wilson Davyes (3), Elias Nogueira (2), Alfredo Quintana e Augusto Pedro
Treinador: Ljubomir Obradovic

BENFICA: Ricardo Candeias (g.r.), David Tavares (1), Cláudio Pedroso (2), Pedro Graça, Carlos Carneiro (8), Rui Silva (3) e Milan Vucicevic
Jogaram ainda: João Lopes, João Pais (1), Nuno Roque (2), José Costa, João Ferreirinho e António Areia (1)
Treinador: José António Silva

Ao intervalo: 13-7


In Site Oficial do FCPorto

Sem comentários: