terça-feira, 12 de abril de 2011

10 Melhores Jogadores Portugueses de Sempre

Confira quais os jogadores portugueses que mudaram o futebol mundial!

Este conteúdo foi produzido por alunos da cadeira de Comunicação Digital do curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa


1- Eusébio

1- Eusébio - 1 (© PA)

Eusébio da Silva Ferreira, ou simplesmente “Pantera Negra”, foi um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos. Símbolo vivo do futebol português e do Benfica, levou o nome de Portugal a todo o mundo, com os seus magníficos golos que eram verdadeiros hinos ao futebol. Fez parte da selecção dos magriços que honrou a camisola das Quinas no Mundial de Inglaterra. As suas arrancadas, os seus golos, as suas lágrimas no Inglaterra 66 e a sua estátua serviram para imortalizar este rei.

2- Cristiano Ronaldo

 2- Cristiano Ronaldo - 2 (© AP Steven Governo)

O madeirense Cristiano Ronaldo é o melhor jogador português da actualidade e um dos melhores do mundo. O jogador, formado nas escolas do Sporting, foi transferido para o Manchester United em 2003. Ronaldo atingiu o auge no clube inglês e foi considerado, em 2008, o melhor jogador do mundo pela FIFA. Seguiu-se uma transferência (a mais cara de sempre) para o clube que representa actualmente, o Real Madrid. Ronaldo tem 80 jogos por Portugal e 27 golos.

3- Figo

 3- Figo - 3 (© PA)

Luís Figo foi o nome mais sonante da chamada geração de ouro. Começou a sua carreira de sénior no Sporting, tendo ingressado depois no Barcelona em 1995. Em 2000, deu-se a transferência mais polémica do futebol mundial: por 60 milhões de euros, o Barcelona viu partir o seu craque para o eterno rival Real Madrid. Anos mais tarde, trocou os merengues pelo Inter de Milão onde terminou a sua carreira. Continua a ser, ainda hoje, o jogador português com mais internacionalizações.

4- Chalana

4- Chalana - 4 (© PA)

Fernando Albino Sousa Chalana, natural do Barreiro, foi, sem dúvida, um dos melhores extremos que passou pela Selecção Nacional. Este grande jogador, também conhecido como o pequeno genial ou Chalanix, actuou no Benfica durante vários anos. O seu famoso pé esquerdo levou-o muito cedo, com 17 anos, à Selecção Nacional. O ponto alto da sua carreira aconteceu no Europeu de 84, tendo despertado a cobiça dos franceses do Bordéus, onde jogou durante três épocas.

 

5- Coluna

5- Coluna - 5 (© PA)

Mário Esteves Coluna, de alcunha “O Monstro Sagrado”, foi um dos mais importantes jogadores portugueses de sempre. Conhecido pela sua eficácia a comandar o meio campo, Coluna esteve nas grandes conquistas do Benfica da década de 60. Em 1966 foi o capitão dos Magriços, no terceiro lugar alcançado por Portugal no Campeonato do Mundo. Jogou ainda pelo Olympique de Lyon antes de arrumar a botas em 1972.

6- Rui Costa

 6- Rui Costa - 6 (© AP Steven Governo)

Rui Costa, também conhecido como o “Maestro”, foi um dos melhores número 10 que Portugal e o Mundo já viram jogar. Começou a sua carreira no Benfica, seguiu-se a Fiorentina e depois o AC Milan. Voltou ao Benfica, em 2006, para acabar a carreira no clube do seu coração, dois anos depois. O seu percurso na selecção portuguesa foi também notável: marcou o golo da vitória do Campeonato do Mundo de sub-21 e retirou-se da selecção principal após 94 internacionalizações.

7- Fernando Gomes

7- Fernando Gomes - 7 (© PA)

Fernando Gomes, mais conhecido como “Bi-Bota”, foi um dos maiores avançados de sempre do futebol português. Fez quase toda a sua carreira no F.C. Porto, tendo-se transferido para o Sporting já em final de carreira. Ao serviço dos portistas marcou 288 golos, tornando-se no único jogador luso, até hoje, a conquistar por duas vezes a Bota de Ouro. Fernando Gomes foi internacional 48 vezes, marcando 13 golos ao serviço da Selecção das Quinas.

8- Vítor Baía

8- Vítor Baía - 8 (© AP Frank Augstein)

O antigo guardião, Vítor Baía, foi considerado um dos melhores jogadores do mundo a actuar na sua posição. Estreou-se com apenas 19 anos na equipa principal do FC Porto e com 21 na Selecção Nacional. Em 1996 foi contratado pelo FC Barcelona. Baía voltou ao Porto, em 1999, seguindo-se anos de sucesso que o tornaram num dos jogadores com mais títulos no planeta. Nunca mais foi chamado à Selecção depois de Scolari ter assumido o comando da equipa. Arrumou as luvas aos 37 anos, no FC Porto.

9- Humberto Coelho

9- Humberto Coelho - 9 (© PA)

Humberto Manuel de Jesus Coelho, natural do Porto, foi considerado um dos melhores defesas centrais a jogar na Europa. A sua carreira foi feita, principalmente, ao serviço do Benfica, onde conquistou oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e uma Supertaça. O grande capitão das águias foi chamado para representar a Selecção Nacional por 64 vezes, tendo falhado, por lesão, o Europeu de França em 1984.

10- Pauleta

 

10- Pauleta - 10 (© AP Paulo Duarte)

Pedro Miguel Carreiro Resendes, mais conhecido por Pauleta, foi um dos maiores goleadores portugueses de sempre. Pauleta, que nunca jogou no campeonato luso, destacou-se ao serviço do Bordeaux e do PSG, tendo sido considerado o melhor jogador de sempre da equipa parisiense. O ciclone dos Açores representou a equipa das Quinas 88 vezes e tornou-se no jogador com mais golos pela selecção: 47 contra os 41 de Eusébio. Aposentou-se da alta competição em 2008.

 


 


 

 


 


 

 

 

 

Sem comentários: